Vamos falar difícil, mas você vai entender: em nossa epiderme (camada mais superficial da pele), possuímos folículos pilosos, que são responsáveis por dar origem aos fios. Eles são os produtores de uma proteína chamada alfa-queratina e dentro de cada fio existem átomos de enxofre.

Quando estes dois átomos se juntam, temos uma ligação conhecida como dissulfeto e está ligação é quem define a estrutura dos fios, dizendo se o seu cabelo será liso, ondulado, crespo e quanto mais ligações de dissulfeto existirem, mais crespo será o fio de cabelo.

 

 

O Brasil é o país que possui mais tipos de cabelos, graças à mistura das raças que se encontraram aqui e fizeram das mulheres brasileiras as mais lindas desse mundo todinho. Nós já contamos esta história com mais detalhes em um artigo, se quiser saber mais, confere aqui.

Mas a pergunta que não quer calar é: como cuidar do meu tipo de cabelo? Nós temos a resposta: dividimos os tipos de cabelos em três grupos e temos dicas de como cuidar de cada um deles.

 

Cabelo liso

Os cabelos lisos são os mais oleosos entre todos os grupos de cabelos, por isso, exigem maior frequência de lavagem, uso de um shampoo adequado e hidratação. É preciso estar atenta a possíveis problemas no couro cabeludo, como a caspa e, se for o caso, consultar um dermatologista.

Para estes cabelos, o ideal é optar por shampoos que limpem profundamente o couro cabeludo, mas não o ressequem, além disso, lavar o cabelo com mais frequência evita que ele fique com o aspecto de superoleoso. Também deve-se utilizar condicionador, pois ele forma uma camada protetora nos fios, que contém proteínas e protege os fios da poluição e do secador, além de aumentar o brilho e maleabilidade das madeixas.

A hidratação é importante para todos os cabelos, no entanto, no caso dos lisos, ela pode ser feita a cada 15 dias, com máscaras mais leves e desenvolvidas para este tipo de cabelo.

 

Cabelo ondulado

Os fios ondulados costumam ser mais oleosos na raiz e ressecados nas pontas. Em função da oleosidade na raiz, as lavagens no cabelo ondulado precisam ser mais frequentes, o que acaba tornando as pontas ressecadas.

É preciso optar por um shampoo e um condicionador que atendam às necessidades dos fios, proporcionando limpeza profunda, leveza e proteção. Mas a lavagem frequente faz com que os cabelos ondulados percam a umidade natural e, por isso, é preciso caprichar mais na hidratação.

Hidrate seu cabelo ondulado pelo menos uma vez por semana com uma máscara desenvolvida para este tipo de fio e siga um cronograma capilar completo para garantir que as madeixas estejam sempre lindas e poderosas.

 

Cabelos cacheados e crespos

Cacheados e crespos possuem estruturas diferentes e cuidados semelhantes. Ambos possuem uma curvatura de fio que dificulta a passagem do óleo natural do couro cabeludo para a extensão dos fios, sendo assim, apresentam ressecamento no comprimento e pontas.

Esta estrutura torna os fios mais frágeis, ficando quebradiços e opacos. Por isso é preciso investir em produtos ricos em proteínas e óleos que devolvam a umidade e vitalidade dos cabelos. Para estes fios, vale a pena investir em um completo cronograma capilar.

Estes cabelos não precisam ser lavados diariamente e podem ser usados shampoos tradicionais e produtos no e low poo para a limpeza. O objetivo é manter as cutículas dos fios abertas para receber a hidratação adequada e reposição de nutrientes e massa.

Para a hidratação completa, escolha um cronograma capilar recheado de nutrientes que atendam às necessidades dos seus fios, invista em óleos de umectação e máscaras potentes de hidratação.

Para finalizar os crespos, aposte em produtos que valorizem o seu volume natural e no caso dos cacheados, utilize cremes de pentear ou ativadores de cachos que atuem na definição da estrutura dos fios.

O empoderamento feminino não está só dentro da cabeça e do coração, ele está na imagem que externamos e em como queremos que o mundo nos enxergue. Investir no autocuidado é investir em você.

A Tri Hair é sua parceira de jornada quando o assunto são cabelos lindos, por isso, nos empenhamos em desenvolver produtos efetivos e acessíveis para todas as belas deste Brasil.

Confira no nosso site os melhores produtos para manter seus fios lindos e saudáveis e acompanhe nossas redes sociais para ficar cada dia mais linda.