Transição Capilar: esteja pronta para esse desafio e não desista de assumir os cabelos naturais.

Quando falamos em transição capilar  sabemos que estamos entrando em uma fase em que, os cabelos precisam de cuidados especiais para garantir que os fios cresçam fortes e saudáveis.A transição capilar é um momento acompanhado por grandes mudanças, autoconhecimento e aceitação. Mas o processo de conhecer o cabelo crespo, cacheado ou ondulado também pode trazer muitas dúvidas e inseguranças:  O que é quanto tempo vai demorar a transição capilar? Quanto tempo dura o processo de transição capilar? Tratamento capilar é importante durante a transição?

A duração da transição capilar é um período de adaptação à textura natural do cabelo conforme ele cresce sem alisamento. Por isso, é um momento de fazer algumas alterações na rotina de cuidados com os fios para mantê-los bonitos e saudáveis. 

Algumas meninas preferem deixar os fios mais longos e cortar aos poucos. Outras não têm muita paciência para esperar e optam pelo grande corte. Existem ainda as mais ousadas que escolhem raspar as madeixas de uma vez e não passar pela transição capilar. Tudo está permitido! Se vai esperar seis meses ou dois anos não importa, o que interessa é não se deixar levar pelas opiniões alheias.)  

Mas o principal é que todo o período de transição é um processo íntimo e delicado de autoaceitação, amor próprio e autoconhecimento, o importante é não desistir! Apesar do resultado ser totalmente recompensador, durante o processo de transição a autoestima tem que prevalecer e é aí que precisamos manter uma boa aparência dos fios.

Então chega de pular de site em site para unir informações úteis sobre cabelos crespos e cacheados! Aqui você encontra de tudo e mais um pouco. Vem com a gente conferir algumas informações importantes para você arrasar na transição capilar!

O que é quanto tempo vai demorar a transição capilar? 

Transição capilar é o nome dado ao processo de deixar o cabelo crescer naturalmente depois de um período utilizando componentes químicos que mudam a estrutura do fio. Não é uma decisão fácil e justamente por isso muitas mulheres acabam desistindo.

Porém, é importante ressaltar que a transição capilar é mais do que ter os cabelos naturais novamente. É a busca de um resgate, uma nova maneira de se enxergar e aceitar. É também dizer não aos padrões de beleza que reinaram por muitos anos e contribuir para a construção de uma geração que se ama do jeito que é. 

Quanto tempo dura o processo de transição capilar? 

Embora não exista um padrão de tempo, é bom que você se prepare para uns dois anos de transição, tempo médio para conclusão do processo.

O crescimento do fio pode variar de acordo com a genética, idade, alimentação e também o histórico de químicos no cabelo. A palavra-chave da transição capilar é PACIÊNCIA.

É natural que nesse período os cabelos fiquem com mais frizz, isso acontece justamente pela falta de definição do fio, então use e abuse de uma de uma boa hidratação e um ótimo cronograma capilar.

O corte acelera o alcance da uniformidade dos fios, é uma das opções de corte é o big chop, que consiste em cortar radicalmente toda a parte do cabelo alisada. Essa deve ser uma decisão bem pensada, pois a mudar a estrutura dos fios já é um desafio, assumir cabelos curtinhos pode ser um desafio muito maior nessa fase.

Cortar as pontas de três em três meses, isso é imprescindível para manter o cabelo mais saudável durante toda a transição.

Tratamento capilar é importante durante a transição? 

SIM! Cuidados com o couro cabeludo acelera e estimula o crescimento saudável, o ideal é usar produtos que contém ativos que auxiliam nesse processo.

Então para enfrentar a transição capilar, é essencial investir em uma linha de produtos completa com shampoo, condicionador, um bom óleo capilar, máscaras de tratamento e finalizadores.

 

A linha de tratamento Super Cachos Biovegetais além de ser completa contém os principais ativos que promovem a nutrição e hidratação dos fios, aceleram o crescimento, desengordurando os fios e controlando a definição dos cachos, eliminando os frizz.

Entre os seus ativos, a presença do abacate, linhaça, babosa, D-Pantenol, trigo, queratina vegetal e buriti ajudam na correção da desnutrição e ressecamento dos fios, mantendo-os alinhados e disciplinados.

Quer conhecer mais sobre cada um deles?

Óleo de linhaça:  repõe a oleosidade natural dos fios, pois possui ômega 3 e 6, deixando-os mais macios e com brilho.

Óleo de Buriti: além de restaurar a umidade dos fios que foi perdida durante os processamentos químicos, exposição ao sol, poluição e chapinha, proporciona uma hidratação profunda das suas camadas internas, protegendo a queratina e o colágeno presentes no fio de cabelo, auxiliando no seu fortalecimento e evitando, consequentemente, a quebra, o frizz e as pontas duplas. 

Abacate: é responsável por hidratar os fios já que retém a umidade da fibra capilar. Rica em lipídios e vitamina E, nutre sem pesar os cabelos, proporciona brilho, combate o frizz, evita pontas duplas e sela as cutículas. 

D-pantenol: além de hidratar e dá mais vitalidade, auxilia no crescimento, revitaliza os fios danificados e quebradiços. Também age como um anti-inflamatório, melhora a textura e a maciez do cabelo e proporciona brilho intenso.

Proteína do trigo: restaura os danos causados por uso frequente de secador e chapinha, poluição e tratamentos químicos. Esse ingrediente aumenta a capacidade do cabelo de manter o teor de água, adiciona volume ao cabelo, reduz a porosidade e melhora a suavidade dos fios.

Babosa: famosa e queridinha por ser rica em colágeno que rejuvenesce a fibra capilar e fortalece o fio. A babosa é antioxidante anti-inflamatória, limpa o couro cabeludo e combate a queda dos cabelos, além de ser altamente hidratante e nutritiva, rica em vitamina A, B2, B3, B5, B6 e C.

Queratina: reconstrói a fibra capilar, formando uma película que protege da ação dos agentes nocivos do dia-a-dia. Além disso, recupera os fios danificados, repõe a água, protege contra agressões físicas e altas temperaturas e proporciona brilho e maciez.

Todos esses ingredientes são fundamentais para a transição capilar! 

A umectação se tornou o queridinho das meninas que estão em transição capilar, e funciona perfeitamente para crespas, cacheadas, onduladas e até lisas!  Além de ajudar a impedir o surgimento do frizz e das pontas duplas e manter os cabelos hidratados e brilhantes, nutri perfeitamente os fios, o Óleo Umectante Super Cachos Biovegetais pode ser seu super aliado nessa parte do processo, pois ele vai selar as cutículas, nutri e definir os cachos.

Uma poderosa dupla e aliada para suas molinhas, é o Gel Modelador de Cachos 500ml Super Cachos e a Ativador Super Cachos da Biovegetais, juntos ativam e definem os cachos por maior tempo, agindo nos fios desnutridos e ressecados potencializando sua hidratação, mantendo-os e disciplinando os cachos ativados por muito mais tempo.

E para recuperar a definição dos cachos no day after é se munir com o Fluiday - Day-after Super Cachos 500ml - Biovegetais, desenvolvido para realçar e revitalizar todos os tipos de cacheados. Esse poderoso spray para borrifar no dia seguinte, nos cabelos secos ou molhados, é tudo o que você precisa para a sua transição sempre que necessário. Além disso, ele hidrata, devolve a umidade e revitaliza seus cachos, facilitando a remodelagem e reduzindo o frizz.

Não desanime e persista! Alguns momentos serão difíceis durante o processo por isso, converse e se inspire em alguma 'diva cacheada' que passou por todo esse processo de transição e lembre-se, você não está sozinha! 

Chega de tentar caber em padrões e com isso agredir cada vez mais os fios. A transição capilar é o grito de liberdade de muitas mulheres que estão quebrando esses padrões e aceitando a estrutura natural do fio.

Afinal, cabelos cacheados e crespos são lindos demais para serem escondidos, e acreditamos que a resolução de mudar e atravessar essa fase tão importante para a autoestima feminina, precisa de fortes aliados. O processo é difícil, mas o resultado será incrível, seja livre!