Outubro Rosa: Beleza por todos os lados.

Outubro Rosa: Beleza por todos os lados.

Previna-se do câncer de mama e participe do Outubro Rosa!

Olá, belas! Tudo bem com vocês?

O Outubro Rosa chegou e, com ele, o lembrete importantíssimo da prevenção do câncer de mama. Todos os anos milhares de diagnósticos confirmam a presença de um câncer de mama, principalmente nas mulheres, por isso, o autoexame, o acompanhamento e a preocupação com a saúde é fundamental e ganhou um mês inteiro para alertar as mulheres.

O Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2002, e visa alertar sobre os perigos, incentivar o autoexame e aproximar pessoas que já tiveram o problema, criando comunidades e laços com instituições, grupos e ONGs que apoiam, pesquisam e arrecadam doações para tratar a doença.

Pesquisas afirmam que quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maior a chance de cura, chegando a 88,3% de chance, em média. Além disso, aproximadamente 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis.
Que tal começar a adotá-los em sua rotina e cuidar da sua beleza por dentro e por fora?

Hábitos que ajudam a prevenir o câncer de mama

1. Pare de fumar: O tabaco é responsável por 30% de diversos tipos de câncer. Se você é fumante ou convive com fumantes, evite ao máximo inalar a fumaça.

2. Diminua o consumo de álcool: A prática aumenta as chances do desenvolvimento de doenças, inclusive alguns tipos de câncer.

3. De olho na balança: A obesidade também é uma das vilãs das doenças, inclusive do câncer. Mais que uma questão de beleza, essa é uma questão de saúde.

4. Exercite-se: Praticar pelo menos 30 minutos de atividades físicas diariamente reduz a possibilidade do desenvolvimento de um câncer.

5. Alimentação balanceada: Invista em uma alimentação saudável e rica em vitaminas, minerais e fibras. A prática além de contribuir com a sua saúde física, com o seu bem-estar e beleza, diminui o risco de diversas doenças.

Lembrando que essas práticas vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e equilibrada, e ajudarão a reduzir as chances da doença, não sendo possível afirmar que essas ações evitam o câncer de mama.

6. Faça o autoexame regularmente: Essa é uma dica fundamental para ficar de olho na presença de nódulos nos seios. Médicos indicam que o autoexame seja feito, pelo menos, uma vez por mês, fora do período menstrual e o
Outubro Rosa vem para gravar essa dica na cabeça da sociedade. Para fazê-lo é muito fácil:

– No banho, ensaboe as mãos;
– Apoie uma das mãos na cabeça;
– Com a outra mão, apalpe com os dedos as mamas no sentido horário;
– Repita o passo anterior no sentido anti-horário.
– Faça o processo nas duas mamas.

Possivelmente o exame cause certo desconforto, ainda assim, ele é fundamental para garantir sua saúde.

Fique atenta aos sinais que podem aparecer diretamente nos seios também, como: pele grossa e presença de nódulos, covinhas nas mamas, mamilos e aréolas com aspecto rugoso, mamas vermelhas e quentes, secreções, feridas na pele, caroços elevados, mamilo retraído, veia crescente, mudança no formato ou tamanho do seio, aspecto de casca de laranja e nódulos podem indicar que há alguma coisa de errada.

Por isso, além do autoexame, é importante que você esteja em dia com seus médicos e exames, não esqueça: a mamografia, principalmente depois do 40 anos, é obrigatória. O exame ajuda a identificar o nódulo caso ele seja muito pequeno e não tenha sido detectado no autoexame, por exemplo.

Apesar de ser uma doença que pode se desenvolver em qualquer pessoa, inclusive em homens, existem alguns fatores de risco que aumentam as chances de se ter câncer de mama, alguns deles são:

– Ter mais de 50 anos;
– Não ter tido filhos / Não ter amamentado;
– Ter engravidado após os 30 anos;
– Caso de câncer de mama na família;
– Consumir bebidas alcoólicas com frequência;
– Obesidade e excesso de gordura abdominal;
– Menopausa após os 55 anos;
– Sedentarismo;
– Ter tomado anticoncepcional por muitos anos.

Se você está em algum desses ‘grupos de risco’ é fundamental que esteja em dia com a sua saúde e participe do Outubro Rosa, fazendo o autoexame e consultando seu médico regularmente.

Se você não está no grupo de risco, também é importante que monitore sua saúde regularmente. O câncer de mama é uma doença séria e que pede atenção tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento. Ao descobrir a doença, é importante que tenha um médico de confiança acompanhando seu caso e faça todas as etapas necessárias: mamografia, biópsia, estudo do perfil do câncer e, posteriormente, cirurgia e/ou quimioterapia.

Lembre-se, se você manter hábitos saudáveis, realizar o autoexame constantemente e ter o acompanhamento regular do seu médico, as chances de desenvolver um câncer de mama são menores, ainda assim, caso tenha a doença, será mais fácil identificar e, consequentemente, maiores serão as chances de cura. Cuide da sua saúde, procure um médico e, se quiser conversar com a gente, entre em contato pelo Facebook ou pelo Instagram.

Estaremos sempre dispostas a te ouvir e te ajudar no que pudermos. Faça parte do Outubro Rosa! <3

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados com (*).