Como combater a queda e acelerar o crescimento capilar: mitos e verdades

Como combater a queda e acelerar o crescimento capilar: mitos e verdades

Olá, belas! Tudo bom com vocês?

Hoje vamos falar sobre os protagonistas da relação de amor e ódio que geralmente temos com nosso cabelo: o crescimento e a queda capilar!

Antes de tudo é importante saber que a queda de alguns fios é normal, e que perdemos cerca de 50 até 100 fios diariamente, o que não é muito se comparado à quantidade existente no couro cabeludo: algo em torno dos 100 mil fios, em média.

Dependendo do tipo de cabelo é possível notar mais facilmente ou não essa perda. Nos tipos mais lisos, os fios soltos acabam “escorregando” devido ao próprio formato do cabelo, o que de certa forma nos dá o controle da quantidade de fios que perdemos ao longo do dia. O contrário ocorre nos cabelos crespos e cacheados, que devido a sua curvatura natural, faz com que os fios que perderíamos ao longo do dia fiquem enroscados uns aos outros e só se note a sua perda ao lavar, o que acaba causando um grande susto em algumas pessoas já que elas não se dão conta desse detalhe.

É importante saber que o fio de cabelo passa por diferentes estágios: alguns estão crescendo, outros estabilizados e outros devem cair, e é justamente por causa dessa fase em que o cabelo cai que ocorre o início de um novo ciclo de crescimento capilar. Todos os cabelos crescem! O que muita gente ainda não sabe é que a taxa de crescimento dos cabelos e a duração das fases de seu ciclo de crescimento são determinadas pela genética. O tempo médio de crescimento dos fios é de 0,5 a 1 cm por mês, porém, intensificando os cuidados, ele pode chegar a crescer até 2cm ou mais. E, considerando que a fase de crescimento de um fio dura de um a seis anos, os cabelos podem atingir um comprimento terminal que varia de pouco menos de 12 cm a pouco mais de 70 cm.

Agora que já entendemos que os fios podem cair naturalmente como parte do processo de renovação capilar, e que com cuidados direcionados o cabelo pode se fortalecer e atingir um bom crescimento, vamos desvendar aqui alguns mitos relacionados a esse tema:

1) Tingir o cabelo faz ele cair?

Mito. A queda se dá a partir de alterações na raiz do cabelo, e as substâncias químicas da tintura atuam na haste dos fios e não no couro cabeludo. O que pode ocorrer é a quebra de mechas inteiras devido ao acúmulo de procedimentos químicos (quando a tintura se soma ao alisamento ou à escova progressiva, por exemplo).

2) A condição emocional interfere na queda e no crescimento dos cabelos?

Verdade: O bem estar dos fios depende também do nosso equilíbrio emocional e fatores psicológicos como estresse, depressão e ansiedade. E sim eles podem ser considerados como agravantes desses problemas em pessoa com predisposição a essas enfermidades.

3) Cortar as pontinhas dos fios ajuda no crescimento?

Mito: O ato de cortar o fio de cabelo não irá interferir na sua queda, visto que o corte não é responsável por essa disfunção nem crescimento capilar. Contudo, a retirada das pontas (geralmente a parte mais danificada do cabelo) poderá deixa-lo com um aspecto mais saudável e em alguns cortes, a sensação de cabelo cheio.

4) Cabelo muito oleoso e com caspa intensifica a queda e impede o crescimento do fio?

Verdade: A oleosidade excessiva do couro cabeludo é uma das principais causas da queda de cabelo, pois ela obstrui os poros do couro cabeludo, causando a má nutrição da raiz do cabelo. Esta má nutrição, além de aumentar a queda de cabelos, deixa os cabelos com um aspecto fraco, opaco, gorduroso e sujo, além de não favorecer o crescimento.

5) A alimentação influencia na queda ou crescimento do cabelo?

Verdade: sua alimentação é tão importante quanto o shampoo que usa. Uma alimentação com vitaminas e minerais é essencial para manter o cabelo bonito. Vitaminas, proteínas e ácidos graxos: fazem com que o cabelo cresça bonito e saudável. Minerais: têm um papel importante no metabolismo das proteínas que são responsáveis pela formação da estrutura dos fios de cabelo. A falta de certos minerais faz com que o cabelo se torne mais fino e frágil.

6) Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda?

Mito: O ato da lavagem apenas faz com que os cabelos que já estão soltos se desatem com mais facilidade, pois os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, em outro momento, pois já estavam em fase de queda. Por outro lado, manter os cabelos sujos, impede o crescimento e pode até levar à obstrução dos poros.

E justamente pensando nesse cuidado que devemos ter com nossas madeixas, a Trihair Cosméticos criou a linha 12 Ervas em duas versões:

12 Ervas Tonificante

Uma linha indicada para todos os tipos de cabelo, composta por 05 produtos sendo eles: shampoo, condicionador, máscara de tratamento, ativador e loção capilar. E a linha:

12 Ervas Tonificante Nutri-Oil

Também composta por 5 produtos, indicada para todos os tipos de cabelo, especialmente para quem segue as técnicas de NO E LOW POO, pois é totalmente livre de petrolatos e parabenos, além de 100% vegana.

Ambas as linhas foram criadas com uma composição voltada para os cuidados que devemos ter para prevenir o combate à queda e acelerar o crescimento dos fios. Como o próprio nome já diz, as duas linhas contém 12 extratos de ervas na composição, sendo eles: alecrim, arnica, babosa, bardana, cavalinha, jaborandi, hortelã, confrei, melissa, pfaffia, quilaia e urtiga. E a junção desses extratos vai proporcionar justamente o tratamento das madeixas devolvendo a elasticidade, combatendo a oleosidade no couro cabeludo, a queda e a caspa, nutrindo e fortalecendo o fio desde a raiz para que ele cresça forte e hidratado.

A composição dessa linha ainda conta com óleo de abacate que previne a perda de cabelo, e faz com que os cabelos secos e danificados fiquem brilhantes e saudáveis, o óleo de buriti que dá brilho, fortifica, amacia e restaura a hidratação dos fios formando uma película protetora contra a ação solar, e o óleo de coco que é um poderoso hidratante que age na porção interna do fio, reconstruindo-o e fortalecendo-o, sendo ideal para cabelos secos e sem vida.

SHAMPOO

O shampoo tem por função promover a limpeza dos fios e do couro cabeludo, retirando o excesso de oleosidade fazendo com que ele fique pronto para receber e absorver o tratamento com a máscara capilar. Para as pessoas de cabelo oleoso pode-se repetir essa etapa da lavagem no total de duas vezes.

MÁSCARA CAPILAR

A função da máscara capilar é a de cuidar e recuperar os cabelos danificados e ressecados. As máscaras hidratam, amaciam, proporcionam brilho e protegem os fios. Uma ótima dica para aproveitar ainda mais os benefícios da máscara de hidratação, é aplicá-la logo após o shampoo, pois como as cutículas estão abertas, seus nutrientes penetram com mais facilidade no interior da fibra capilar.

CONDICIONADOR

O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que os cabelos adquiram uma camada protetora essencial para o brilho e a nutrição. O condicionador, além de facilitar na hora de desembaraçar, também sela as escamas dos fios, protegendo-os dos agentes externos como o sol, o vento e a poluição. Este produto deve ser usado apenas do comprimento para as pontas: nada de passar na raiz!

ATIVADOR

Este produto deve ser aplicado após a conclusão da lavagem dos cabelos, ele tem a função de reativar a memória dos cachos para que eles voltem a ficar definidos e sem frizz. O ativador deve ser usado nos fios ainda úmidos e não necessita enxague.

LOÇÃO CAPILAR

 

O tônico capilar atua de forma eficiente estimulando a renovação celular e evitando a queda e quebra, fazendo com que, com o devido tempo de uso, os fios cheguem inteiros em seu comprimento. O uso do tônico é essencial para o nascimento de novos fios fortes, nutridos, resistentes e, portanto, mais saudáveis e bonitos. Ahh, como o tônico é um produto que não necessita enxague, uma ótima dica é fazer uso do tônico diariamente, por exemplo, antes de dormir você pode aplicá-lo no couro cabeludo fazendo massagem circular com as pontas dos dedos para estimular a circulação e consequentemente o crescimento.

Agora é com você, queremos ouvir o que achou das nossas dicas! Possuem alguma dúvida sobre algum desses produtos? É só escrever nos comentários e vamos te ajudar da melhor forma. Sugira também outros temas para o nosso blog, afinal esse é um espaço seu!

Ate à próxima!

Ahhh, e não deixe de conferir os vídeos que as nossas belas Gisele Cidade fez sobre a linha 12 ervas (branca) e Camila Vieira da linha 12 ervas (verde) é só dar o play e assistir…

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados com (*).