CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É E COMO FAZER?

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É E COMO FAZER?

Olá belas, tudo bom com vocês?

Hoje vamos falar de um assunto indispensável na manutenção da saúde dos nossos fios! Vamos aprender tudo sobre CRONOGRAMA CAPILAR! Preparadas?

Sabemos que diariamente nossos cabelos estão expostos a todo o tipo de adversidade, seja o sol excessivo, a umidade, chuvas, o frio, a poluição ou processos químicos. O que às vezes não associamos é que essas adversidades podem se tornar sérios agravantes no desgaste das fibras capilares, enfraquecendo-as e consequentemente tornando-as altamente quebradiças.

MAS AFINAL, O QUE É CRONOGRAMA CAPILAR?

Belas, cronograma capilar, ou apenas CC, nada mais é do que uma espécie de agenda de cuidados capilares que tem por objetivo nos auxiliar na hora de cuidar dos fios de forma correta e disciplinada.

Partindo da certeza de que cada cabelo possui uma necessidade especifica, e é justamente essa necessidade que nos faz buscar tratamentos que nos ajudem a cuidar melhor das nossas madeixas. Surgiu então a necessidade de criar um método para nos ajudar no cuidado com as madeixas.

O primeiro passo para descobrir como montar ou seguir determinado cronograma é fazer o chamado teste de porosidade, esse teste vai nos ajudar a entender a necessidade do nosso cabelo antes utilizar qualquer produto.

Para fazer esse teste você vai precisar apenas de um recipiente com água e um fio de cabelo (não precisa sair arrancando os fios atoa, você pode usar os que ficam na escova/pente sem problema algum), com tudo em mãos coloque o fio no recipiente, deixe por 5 minutos e observe o resultado:

Teste feito agora é só observar o que seu cabelo mais precisa e dar inicio ao planejamento do cronograma capilar.

ETAPAS DO CRONOGRAMA

Como vimos acima, o cronograma pode ser dividido em três partes:

HIDRATAÇÃO

Etapa fundamental para repor e reter umidade nos fios. Indicada para todos os tipos de cabelos, fundamental para recuperar o brilho e maciez dos fios.

Nessa etapa você pode usar produtos com substâncias hidratantes como: glicerina vegetal, glicerina (glicol, glycerin, gliceryD), bepantol, proteína elastina e colágeno (hydrolized collagen protein), extratos botânicos, panthenol, aloe vera, vitaminas, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, sacarose, proteína de aveia, proteína de arroz, proteína da seda, proteína hidrolisada da soja, proteína hidrolisada do milho, mel, chocolate, entre outras.

NUTRIÇÃO

Essencial para a reposição do óleo nos fios. Indicada para todos os tipos de cabelo, sobretudo para as crespas/cacheadas por conta do formado espiral do cabelo, essa fase vai ajudar principalmente os cabelos porosos, sem balanço e com muito frizz.

Nessa etapa você pode usar produtos com substâncias nutritivas como: ceramidas, manteiga de karité (shea butter), manteiga de cacau (theobroma cação butter), manteiga de murumuru (astrocaryum murumuru seed butter), manteiga de cupuaçu (cocoa butter), manteiga de abacate (avocato butter), manteiga de macadâmia, manteiga de tutano (marrow butter), óleo de argan, óleo de tutano, óleo de abacate, óleo de oliva, óleo de coco, etc.

RECONSTRUÇÃO

Crucial na reposição da queratina nos cabelos. Essa etapa é o último estágio do cronograma que tem como função devolver as propriedades naturais do fio através da reestruturação da fibra capilar, principalmente de cabelos danificados, com química, que sofrem com a queda e pontas duplas.

Nessa etapa você pode usar produtos com substâncias reconstrutoras como: queratina, arginina, colágeno, cisteína, creatina, proteínas e aminoácidos de trigo, etc.

Atenção! As etapas do cronograma devem ser feitas separadamente (jamais no mesmo dia!). É importante respeitar no mínimo um intervalo de 48 horas entre cada etapa, para que o cabelo consiga absorver todo tratamento qual foi submetido. Nada de sobrecarregar os fios com excesso de cuidados, ok? O exagero de cuidados também pode fazer mal as madeixas!

DICAS E CALENDÁRIOS

O cronograma, pode variar de acordo com a necessidade de cada cabelo. Como podemos observar nos calendários abaixo, temos um destinado a cabelos altamente danificados, um para cabelos pouco danificados e um terceiro para cabelos saudáveis.

Claro que com a prática no seguimento dessa técnica é possível adaptar o CC de modo particular, passar de três dias por semana para dois e vice-versa. É importante também que depois de ter cumprido pelo menos três meses do cronograma capilar, dar uma breve pausa para o cabelo “respirar” e não ficar “congestionado” demais. Ok?

QUAIS PRODUTOS USAR?

A verdade é que, por diversos motivos, todos os tipos de cabelos constantemente perdem nutrientes essenciais que ajudam no cuidado e na manutenção dos fios. Sendo assim é necessário buscar produtos que nos auxiliem no cuidado correto do nosso cabelo. Seja mensalmente, semanalmente e/ou diariamente.

E foi pensando justamente nesse cuidado que devemos ter que a Trihair criou a linha de CRONOGRAMA DIÁRIO DIVAS da Biovegetais. Uma linha composta por 03 óleos em creme para pentear, que irão te auxiliar no cuidado com os cabelos no dia-a-dia, de modo que você possa seguir um cronograma não só com máscaras capilares mas também com cremes para pentear.

Todos os cremes são livres de petrolatos e parabenos, e se encaixam em uma etapa do cronograma e você pode (e deve!) usá-los nos seus cuidados diários, sempre de acordo com a necessidade do seu cabelo. Incrível, não é?!

CRONOGRAMA DIÁRIO – HIDRATAÇÃO

Um produto vegano, desenvolvido com o intuito de proporcionar a reposição hídrica dos fios, e com principais ativos como o óleo de coco, óleo de rícino, óleo de abacate, óleo de ojon e óleo de argan este produto é altamente recomendado para cabelos secos e fracos, pois possui um alto teor hidratante, dando brilho e maciez. Além de ajudar no fortalecimento dos fios estimulando o crescimento, diminuindo a queda dos mesmos, bem como garantindo a hidratação e deixando o cabelo com um aspecto belo e saudável.

CRONOGRAMA DIÁRIO – NUTRIÇÃO

Formulado para ajudar cabelos com necessidade de nutrição (que apresentam muito frizz, opacidade, porosidade alta, e falta de definição), este produtos foi desenvolvido com principais ativos como a manteiga de karité, óleo de buriti, óleo de oliva, D-pantenol e óleo de tutano, que ajudam a cuidar e evitar a terrível aparência ressecada, pois ele vai agir nutrindo e fortalecendo profundamente os cabelos, auxiliando na restauração dos fios danificados, eliminando pontas duplas, controlando o frizz e promovendo brilho e maciez. OBS. Do trio, esse é o único produto que não é vegano.

CRONOGRAMA DIÁRIO – RECONSTRUÇÃO

Produto totalmente vegano, criado à base de proteínas, tendo como objetivo restaurar, selar a cutícula e repor a massa capilar perdida, este produto que tem como seu principal ativo o colágeno, auxilia na hidratação dos cabelos, proporcionando elasticidade e resistência aos fios. Sua formula balanceada com um incrível complexo de creatina, arginina, trigo e elastina promete amenizar os efeitos quebradiços dos cabelos, promovendo força, redução de pontas duplas, resultando assim em cabelos encorpados e saudáveis.

Prontinho. TUDO entendido? Já sabemos identificar a necessidade do nosso cabelo? Então, mão à obra pra fazer o cronograma capilar!

Agora é com você, queremos ouvir o que achou das nossas dicas! Possuem alguma dúvida sobre algum desses produtos? É só escrever nos comentários e vamos te ajudar da melhor forma. Sugira também outros temas para o nosso blog, afinal esse é um espaço seu!

Ate à próxima!

LINHA DIVAS | Biovegetais

O seu cronograma capilar diário!

Para todos os tipos de cabelo, a linha Divas foi criada especialmente para você!

Adicione seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão destacados com (*).